8 de julho de 2009

04 JULHO 2009


Fotografia tirada pelo Vira Ventos, na preparação para a largada para a 1ª regata do Dufourtunato.

A tripulação de 5 lobos do mar - Avó Sofia, Manel, Tomás, Martinho e Ingrid - levou o Dufourtunato a rondar em 1º lugar na primeira bóia!! Mái nada!! Mesmo com velas emprestadas, sem réguas na grande, cerca de 90 Kg na borda e viragens de bordo lentas.

O Tomás ajudou a fazer peso esticando os braços para fora do barco, a imitar o que nos via a fazer!! De morrer a rir, com um ar completamente indiferente ao que estava a acontecer, mas a contribuir como podia.

Durante as viragens de bordo, a Avó Sofia fazia o acompanhamento da tripulação infantil por baixo da retranca e recolhia a saia da genoa. A este propósito e durante a operação de recolha da saiai, foi citado um famoso leme de 420 da nossa praça, "Hoje, Mãe, hoje."!!

A próxima regata deve ser em Albufeira, 24 e 25 de Julho.

1 comentário:

  1. De uma tripulação destas, não se podia esperar outra coisa!
    Eu, arrastava-me, com o Tommy à ilharga, por baixo da retranca, parava para respirar fundo e realinhar o espírito, e logo, alcançava a outra borda. Deixava-o sentadinho agarrado ao varandim e ía recolher a genoa. Uma das vezes e de brincadeira com os miúdos decidi deitar-me ao longo do bordo do barco com meio corpo de fora - como fazem os profissionais - quando oiço o Martinho dizer: Vamos virar! Tinha então que sair daquela posição difícil. Lá me arrastei um pouco para dentro do barco e já de gatas, queria levantar-me, sem sucesso porque o meu "fôfo" continuava preso ao varandim. Entretanto, o Martinho desesperava, e deve ter tido vontade de largar uns palavrões, mas, conteve-se. Com uma proa destas e "bébés" e muito complicado, mas prometo que para a próxima vez, não só tomo uma droga para não enjoar como exijo treino de manobras primeiro. Foi muito divertido!

    ResponderEliminar